VerdeSinos é lançado oficialmente em Novo Hamburgo
Por Comite
27 de Outubro de 2010
Na manhã desta terça-feira (26), o município de Novo Hamburgo anunciou oficialmente o início das atividades do Projeto VerdeSinos de Recomposição de Mata Ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. O ato foi simbolizado pela instalação da placa de identificação das entidades parceiras do VerdeSinos e pelo plantio de mudas de árvores nativas às margens do Arroio Wallaray, na área do CEAES – Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet - CEAES, em Lomba Grande.
A Diretora do CEAES, Márcia Rocha, provocou os presentes à reflexão, citando Henrique Roessler na abertura do evento: “Ter um rio é muito mais que uma fortuna, façamos a nossa parte”.
Em frente à placa de identificação dos parceiros do Projeto VerdeSinos, ocorreram as manifestações oficiais. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo, Leomir Pereira registrou sua satisfação em ver um projeto como este, dando resultados efetivos para a recuperação da mata ciliar na região. Viviane Nabinger, Secretária Executiva do COMITESINOS e Coordenadora da Mobilização Social do VerdeSinos, valorizou o trabalho de todos os parceiros, a partir do qual é possível envolver as comunidades, o produtor rural, oferecendo suporte técnico e de materiais à minimização do segundo maior problema da Bacia Sinos, a ausência de mata ciliar.
Uma boa noticia foi anunciada pela representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Karina Batista: a destinação de compensações ambientais de empreendimentos licenciados no município para utilização pelo VerdeSinos em todo seu âmbito de atuação – a bacia hidrográfica.
A instalação da placa foi finalizada com o auxílio das crianças presentes, através da colocação de punhados de terra nas covas onde foram afixadas as estacas de sustentação da mesma.
Na seqüência, foi iniciado o plantio de mudas de árvores nativas como chal-chal, aroeira, ipê-amarelo, pitangueira, araçá e açoita-cavalo, com o auxílio dos presentes. O plantio seguiu após o almoço com a meta de 200 mudas plantadas.
Participaram das atividades: alunos e professores do município, o grupo do Centro de Atenção Psicossocial Santo Afonso (CAPS), representantes das Secretarias Municipais de Educação, do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo, da COMUSA, da EMATER/ASCAR-RS, da Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa – FUNDEPE, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS, além de professores e funcionários dos CEAES.
PARA LEMBRAR
O VerdeSinos conta com patrocínio de R$ 1,3 milhão do Programa Petrobrás Ambiental e tem a meta de recuperar 330 hectares de mata ciliar na Bacia do Sinos. Além disso, segundo a coordenadora de mobilização social do projeto, Viviane Nabinger, a iniciativa tem apoio de diversos outros parceiros, como a própria EMATER/ASCAR-RS, a Rede Ambiental Rio dos Sinos do Ministério Público, o Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Prefeituras e outros.
A execução está a cargo do COMITESINOS, UNISINOS e da FUNDEPE. Além da recuperação de áreas ribeirinhas, o projeto abrange ainda pesquisa sobre o manejo adequado da plantas e influência de diferentes áreas de mata no ecossistema terrestre, na vida aquática e na retenção de nutrientes resíduos trazidos pelas chuvas de lavouras próximas.
Tudo atrelado ainda a uma ação forte de Educação Ambiental, com formação de multiplicadores, atividades de campo com os alunos e ações com as comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário