domingo, 31 de outubro de 2010

Recomposição da mata ciliar do arroio Wallahay - CEAES

Aconteceu no CEAES:


Notícias /Meio Ambiente




Rios | segunda-feira, 25 de outubro de 2010 - 20h17


Recuperação de mata ciliar em arroio de Novo Hamburgo começa nesta terça

Trabalhos iniciam no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, em Lomba Grande.

Novo Hamburgo - Inicia nesta terça-feira a recuperação da mata ciliar do Arroio Wallaray, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Os trabalhos começam no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), a partir das 10 horas.

Nas margens do curso d’água que fica dentro do CEAES, alunos da rede municipal de ensino e do CAPS Santo Afonso, técnicos da Emater e a equipe responsável pelo projeto, estarão plantando mudas nativas, com o objetivo de qualificar a área devastada.

A ação, que tem o objetivo de melhorar a qualidade das águas da Bacia dos Sinos, está inserida no Projeto VerdeSinos, uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo que tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Petrobras Ambiental.

Notícias /Meio Ambiente


Meio Ambiente | quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 10h00


Ainda mais verde para salvar a bacia do Sinos

Projeto realiza plantio de mata ciliar nas margens para a recuperação do rio.

Alice Adams/Da Redação Comente esta notícia | Letra


Saiba mais
Iniciada a recuperação de mata ciliar de arroio em Lomba Grande

Novo Hamburgo - "Ter um rio é muito mais que uma fortuna. Agora, façamos nossa parte." Foi com a frase de Luiz Roesler que a coordenadora do Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (Ceaes), Márcia Rocha, lançou oficialmente o projeto VerdeSinos que busca a recuperação da mata ciliar para melhoria da qualidade e quantidade das águas da Bacia do Sinos. A cerimônia ocorreu ontem pela manhã nas dependências do Centro onde foi fixada a placa do novo projeto em andamento, em Lomba Grande. Além das autoridades representantes das entidades parceiras do projeto, alunos de escolasmunicipais e usuários do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) estiveram presentes e deram a sua contribuição para o projeto plantando mudas nas margens do Arroio Wallaray e colocando um punhado de terra para fixar a placa do projeto em frente ao Ceaes.

Colaboração - A estagiária de biologia do Caps da Santo Afonso Mariana Piardi, 22 anos, ajudou Magogue da Silveira, 28, a realizar o plantio de uma muda de chau chau. "Adorei poder plantar, foi muito legal", avalia Silveira.

Cerca de 100 mudas plantadas
Ontem, pela manhã e à tarde, foi realizado o plantio de pelo menos 100 mudas. Entre elas, exemplares de ipê amarelo, ipê roxo, pata de vaca, aroeira vermelha, aroeira salsa, pitangueira e cerejeira. "Esta é uma ação que só tem resultado quando feita em conjunto", falou a coordenadora do Ceaes, Márcia Rocha.

VERDESINOS
O VerdeSinos é um projeto patrocinado pela Petrobras Ambiental que tem como proposta a recomposição da mata ciliar para melhoria da qualidade e da quantidade das águas da Bacia do Sinos. Esta recomposição será executada nas estruturas da malha hídrica da Bacia Sinos que é formada por 32 municípios do Estado. A ação contará com o comprometimento das comunidades e com suporte para pesquisa científica. A meta é plantar 330 hectares de vegetação nativa em toda a região. A execução é do Comitesinos, Unisinos e Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe).

Foto: Néia Dutra/GES

Tags/ palavras-chave: Estado, Unisinos, alunos, proposta


Comente Imprimir
Enviar por e-mail
RSS





1 comentário
Comente


parabens e obrigado a todos envolvidos nesta campanha. vamos trazer de volta os peixes, animais selvagens, os passaros, a mata verde, a agua clara dos rios, o ar cheiroso das flores e das arvores, o som da natureza. vamos conscientizar a comunidade e os jovens e envolver todos no resgate da vida!
quarta-feira, 27 de outubro de 2010- 12:33
KL, Novo Hamburgo

10 comentários:

  1. Eu acho muito legal a reconstrução da mata ciliar e acho que isso é uma ação que valerá muito no futuro de todos.

    ResponderExcluir
  2. eSTA LEGAL PARTICIPAR DA GINCANA NO CEA
    ALUNO; LEONARDO
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  3. Gostei de conhecer o blog do centro de educação ambiental hoje aqui na escola.
    aluna Maria Eduarda
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  4. gOSTEI DE VISITAR OS AÇUDES COM PEIXES NO DIA QUE IAMOS PARA O PROJETO PLANTAS BIOATIVAS.
    ALUNA SAMARA
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  5. gOSTEI DE TUDO QUE REALIZAMOS NAS QUINTAS-FEIRAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
    ALUNA LETICIA
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  6. AS MANHÃS DE QUINTA-FEIRA FORAM MUITO DIVERTIDAS, POIS PARTICIPAMOS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E BRINCAMOS NA PRACINHA.
    ALUNA MILLENA
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  7. PROPOSTAS COMO A DO CEA DEVERIAM ESTAR ACESSIVEL PARA QUE TODAS AS ESCOLAS TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR. É MUITO INTERESSANTE,DIFERENTE ...
    PROFESSORA LILIANE
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  8. A ESCOLA ANA NÉRI ESTEVE ENVOLVIDA NO DIA DO DESAFIO COM A ARRECADAÇÃO DE GARRAFAS PET,JORNAL E LATINHAS PARA LEVAR PARA O CEA.
    PROFESSORA SILVANA
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  9. ACHEI O LUGAR INCRIVEL. iDEAL PARA O CONVIVIO COM A NATUREZA ,PARA RELAXAR,DESESTRESSAR ,VALORIZAR O VERDE .
    JÁ TIVE PARTICIPAÇÃO COM GRUPO DE PROFESSORAS E JÁ ESTIVE COM ALUNOS.AMBOS OS ENCONTROS FORAM MARAVILHOSOS.
    PROFESSORA ADRIANE
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir
  10. A TURMA DA ESCOLA ANA NÉRI ENCERROU SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO PLANTAS BIOATIVAS COM A CONFECÇÃO DE UM LIVRO E UM CD DE LEMBRANÇA ,ONDE FICOU REGISTRADO O QUE FOI REALIZADO NOS TRÊS MESES DE TRABALHO.
    MUITO MUITO GRATIFICANTE
    PROFESSORA LILIANE
    EMEF ANA NÉRI

    ResponderExcluir